História

A ideia de criar uma olimpíada de matemática da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Rede Federal) teve como precursor um projeto de extensão coordenado pelos professores Renato Machado Pereira e Manuel Messias da Silva, que visava desenvolver aulas, materiais didáticos, monitorias e atendimentos online para as olimpíadas OMU, OBMEP, Canguru de Matemática, Matemática sem Fronteiras, OMM e OBM.

Entretanto, a ideia ganhou forma com a participação do IFSULDEMINAS e do IFRN na 4th International Youth Convention on Commerce & Economics (IYCCE), que aconteceu na Índia em outubro de 2017. Durante a missão, o professor Renato Machado Pereira liderou a equipe do Campus Muzambinho, do IFSULDEMINAS, composta pelos alunos André Rodrigues Gomes Silva, Bruno Tadeu Dival Procópio, Haislan Wellington Gouveia dos Santos e João Pedro do Nascimento Silva. O Professor Marcelo Henrique Carneiro Camilo liderou a equipe do Campus Natal Central, do IFRN, composta pelos alunos Arthur Henrique Craveiro Costa, Luís Gustavo Fontoura dos Santos, Nalbert Pietro Martins da Costa e Nicolas Kevin Borges de Souza.

Ao observarem a estrutura do evento, os professores viram que a Rede Federal tinha condições de realizar sua própria olimpíada, levando em conta o alto nível de seus professores, infraestrutura institucional e visão de educação. Assim, nasceu a parceria entre o IFSULDEMINAS e o IFRN, com o objetivo de fundar a OMIF.

O projeto se desenvolve no âmbito da parceria entre IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho; IFRN – Campus Natal-Central e IFSP – Campus São João da Boa Vista (Comissão e Colaboradores). A comissão organizadora objetiva fazer a OMIF como projeto comunitário da Rede Federal.

Estrutura e organização

As provas serão elaboradas por professores da Rede Federal brasileira, os quais fomentam um banco de questões. Na 1ª fase, as provas das instituições participantes brasileiras serão aplicadas em cada campus da Rede Federal, inscrito na OMIF, e serão coordenadas por um professor-coordenador, cadastrado como responsável pelo campus. No caso das instituições estrangeiras, igualmente, um professor-coordenador deverá ser designado como responsável pela escola, o qual deverá coordenar as inscrições e aplicação das provas em sua escola de origem.

A 2ª fase será itinerante, sendo eleito a cada ano, o local da próxima edição da OMIF. Em 2018, o campus Muzambinho, do IFSULDEMINAS, será a sede da OMIF, onde ocorrerão a aplicação das provas da segunda etapa e a cerimônia de premiação, com palestras, dinâmicas e confraternizações.

Agradecimentos

Agradecemos o apoio dos técnicos, professores e alunos das instituições parceiras, em particular, da direção do IFSULDEMINAS, campus Muzambinho, sempre disponível para tornar a OMIF uma realidade exitosa. Destacamos a grande contribuição de Haislan Wellington Gouveia dos Santos, aluno do Campus Muzambinho, IFSULDEMINAS, na criação do site da OMIF com dedicação e cuidado.

A Comissão Organizadora da OMIF deseja a todos os participantes um profícuo aprendizado e crescimento, a partir de tudo o que a matemática pode proporcionar ao mundo!

Aplicação Primeira Fase 2018

Colégio Pedro II - Campus Engenho Novo II